Desfile dos alunos do Colégio Triângulo Mineiro, na esquina da Rua Arthur Machado com Avenida Leopoldino de Oliveira.Ano: 1955
Acervo: Universidade de Uberaba (Uniube)
Colégio Triângulo Mineiro, entre a Praça Rui Barbosa e a Rua São Sebastião.
Ano: 1955
Foto: Autoria desconhecida
Acervo: Universidade de Uberaba (UNIUBE)
Infantes e Cavalarianos do 4º BPM em formação defronte ao antigo casarão do coronel Artur Machado, no início da Rua Vigário Silva.
(Foto cedida por Olga Alexandre de seu arquivo pessoal)
Em trajes de gala, a banda do 4º BPM desce pela Praça Rui Barbosa e encanta as crianças de Uberaba. O casarão ao fundo foi demolido por volta de 1935 para dar lugar ao prédio do Jockey Clube. Mais acima, vemos as marquises do Cine Theatro São Luis, reformado e reinaugurado em 1931.
(Foto cedida por Olga Alexandre de seu arquivo pessoal)
Banda
do 4º. Batalhão da Polícia Militar - Ano: 1950.
Acervo: Arquivo Público de Uberaba
Alunos do Colégio Diocesano no Estádio Dr. Boulanger Pucci -
década de 1960.
Banda do 4º. Batalhão da Polícia
Militar – 07 de Setembro de 2000
Acervo: Arquivo Público de Uberaba
Uberaba Tênis Clube – década de 1940.
Acervo: Arquivo Público de Uberaba
Desfile de 7 de setembro
1960 - alunos do colégio N. Sra das Graças.
(Foto acervo pessoal de
Maria Luisa Jô Andrade)
Soldados do Tiro de Guerra final da década de 1990.
Acervo: Arquivo Público de Uberaba
Desfile de 7 de setembro, defronte aos Correios e Telégrafos, em imagem aérea.
década:
1980.
(Foto do acervo pessoal do jornalista Paulo
Nogueira)
Soldados da Guarda Municipal final da década de 1990.
Acervo: Arquivo Público
de Uberaba
Fanfarra do Probem na Avenida Leopoldino de Oliveira final da década de 1990.
Acervo: Arquivo Público
de Uberaba
Desfile 7 de Setembro
1957 - Desfile dos Barbeiros.
(Acervo pessoal de Saulo
Castello Branco)
Equipe de judô do colégio Cristo Rei de Uberaba.
Comandado pelo Professor Tranquilo Baliana.
Soldados do Tiro de Guerra 1987.
Acervo: Arquivo Público de Uberaba
Empresa de Correios e Telégrafos – ECT - década: 1980.
(Acervo pessoal dos funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos).
Empresa de Correios e Telégrafos – ECT - década: 1980.
(Acervo pessoal dos
funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos).
Desfile 07 de Setembro – Avenida Leopoldino de Oliveira 1985.
Acervo: Arquivo Público
de Uberaba
Alunas do colégio Cristo Rei - década: 1970
Acervo: Arquivo Público
de Uberaba
Colégio Estadual Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais.
(Foto do acervo pessoal de Vinícius Martins)
Colégio Estadual Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais. (Foto do acervo pessoal de Vinícius Martins)
Alunos do Nossa Senhora das Graças. 7 de setembro de 1979
(Foto do acervo colégio do Nossa Senhora das Graças.)
Cultura e História:
Iniciamos hoje a publicação de uma série de curiosidades sobre as Artes em
Uberaba. E neste primeiro post, vamos falar da fotografia!
José
Severino Soares
José
Severino Soares
José
Severino Soares
Em 1875, viveu em Uberaba
o premiado fotógrafo José Severino Soares. Além do amor à arte, Severino lutava
pra ganhar dinheiro com sua paixão. Mas como a fotografia não lhe rendia o
suficiente, ele apelava também para o comércio de sal. José Severino foi
premiado na Exposição Nacional de 1875, destacando-se na fotografia e revelando
sua importância na história desta arte em nosso município.
Orlando Ferreira, o “Doca”, ao escrever “Terra Madrasta”,
sabia que o livro teria a maior repercussão na então provinciana Uberaba e
seria objeto de ataques frontais. Não tremeu! Seu acendrado amor pela terra que
o viu nascer, falou mais alto. Não se intimidou ao elogiá-la, manifestar seu
desagrado pelo que a terrinha passava; mormente a classe política ( tal e qual
como hoje, opinião minha...)que dominava a outrora e saudosa “Princesa do
Sertão”.
Se Uberaba não mais progrediu,deveu-se ao nefasto e
preguiçoso “trabalho” dos nossos políticos , provados pela incompetência,
exceção ( opinião minha...)aos sempre lembrados Leopoldino de Oliveira,
Hildebrando Pontes, Fidélis Reis e Mário Palmério.Uberaba esperava mais de seus
representantes , inclusive os que aqui apoitaram suas canoas. Tiveram atuação
de dar dó desde à época da pouca lembrada “revolução de 64”, também tão madrasta
quanto o livro de “Doca”, com a sagrada terrinha, até os dias de hoje.
Uberaba cresceu praticamente como uma filha órfã.Não fosse a
nossa privilegiada posição geográfica, banhada pelo nosso “melhor político”, o
Rio Grande, não sei o que seria do nosso sagrado torrão, tão carente de
efetivas e trabalhadoras lideranças políticas. Meu ilustre e fraterno amigo,
João Euripedes Sabino, Presidente da ALTM, descreve com maestria, a figura
imponente e contraditória de Orlando Ferreira, o “Doca”. Assim ele se expressa:
-“Homem lúcido, audaz, nascido sem medo, comunista assumido,
espiritualista ardoroso. Uns o vêem como fascista.Discordo. Polêmico? Sim.
Desequilibrado ? Não ! Cometeu excessos ? Pode sim. Quem não os cometeu até em
nome de Deus e da Paz?Não fosse “Doca”, a história de Uberaba seria narrada com
a marca “chapa branca” e à revelia dos “poderosos”,tentando mascarar a verdade
dos fatos.
Orlando Ferreira,o “Doca”
Em longo e seguro depoimento inserido no meu livro “Terra
Mãe”,João Euripedes Sabino, escritor e poeta, analisa:- “Pontos explícitos
ficaram para mim quanto ao imortal Orlando Ferreira,o “Doca”:-1º.Tão cedo não
veremos outro paladino do seu nível- 2º.Excomungaram-no,covardemente,como são
todas as excomunhões.Sumiram com o local de sua sepultura no cemitério “S.João
Batista”.Não há registro onde descansa seus restos mortais. Nada disso impede
que seu nome esteja no patamar da imortalidade”.
Continuo: não há como negar a totalidade dos conceitos e
opiniões emitidos(as) por “Doca”, no seu livro “Terra Madrasta”. Pena que a única
edição do livro, não esteja ao alcance da população. Felizmente, tenho original
exemplar... Uberaba, com todos os pesares e apesares, continua sendo uma cidade
para ser amada, querida,festejada, glorificada, vivida e, apaixonadamente,
uberabensemente, NOSSA!
Se ontem os políticos eram “mandões”, violentos, bravos e
valentes, mantinham “currais eleitorais”, os “políticos” de hoje, encastelados
na administração municipal, estão “oferecendo” empregos em troca de “saídas
sexuais” nos motéis d cidade....Vergonha !
A comicidade de Jerry Lewis
(1926-2017), ator e cineasta, advém da conjunção de dois fatores, que compõem
distintos níveis estruturais de seus filmes.
Um,
a subversão da normalidade, que direciona a narrativa, imprimindo-lhe
orientação precisa e coordenada visando extrair dos fatos a hilaridade ao
interferir na sua articulação interna.
Outro,
sua performance como ator, implicando em desenvolvida capacidade histriônica e
atilada percepção dos meios e modos corporais, faciais e comportamentais
apropriados.
Isoladamente,
cada um desses elementos não produziria o resultado pretendido e alcançado,
visto que as situações vivenciadas exigem ambos para agasalhar seus tipos e
maneira de agir.
Há,
pois, perfeito entrosamento entre eles, num inter-relacionamento
(personagem/acontecimento/comportamento) orgânico e organizado, estabelecido
segundo as normas indicadas e ditadas pelas possibilidades pessoais de Lewis.
Sem
ele, as ocorrências expostas careceriam de comicidade, já que, além da
mencionada adequação entre indivíduo/personagem/fato, as subverte,
circunstância que, se inocorrente, também não atingiria o efeito pretendido.
O
filme Mocinho Encrenqueiro (The Errand Boy, EE.UU., 1961), que Lewis
dirige e no qual atua, enquadra-se nessa fórmula, que se o é, decorre de
criação própria que, por sua vez, atende e corresponde à sua faculdade de estar
e se posicionar no mundo, categoria superior à simples representação ou ao modo
peculiar de ser e agir.
A
ação transcorrida em grande estúdio cinematográfico hollywoodiano é sucessão
ininterrupta de atos procedimentais subvertedores, que, alguns, refugindo à sua
iniciativa por conter carga própria de comicidade (as duas cenas do elevador),
mas que sem sua presença não seriam tão significativas e, certamente, nem
seriam divertidas, como as milhares de cenas de elevador, se também não fosse a
sina da personagem de atrair sobre si certas dificuldades.
Nas
principais situações de alta comicidade, algumas resultam exclusivamente de seu
modo de agir (cenas dos pacotes, da entrega do roteiro de filme, do relógio de
ponto, do manequim e do acompanhamento musical na sala de reunião da diretoria
de estúdio), outras repartem-se entre sua atuação e a de outras personagens,
cujos comportamentos também contêm doses de humorismo (o “almoço” na própria
repartição e a venda dos feijãozinhos às crianças).
A
sequência do acompanhamento musical é antológica, revelando não só suas habilidades
histriônicas como domínio dos ritmos musicais, permitindo esses elementos que
se tenha uma das mais brilhantes cenas de pura interpretação, na qual a
adequação e a sincronização gestual e facial de Lewis com o ritmo musical são
perfeitas.
À
semelhança do ocorrente em outros de seus filmes, nesse acontecem também lances
românticos alheios às influências jocosas, nos diálogos com os bonecos do
palhacinho e da magnólia, que fogem inteiramente da ambiência fílmica,
revelando outra (ou a outra) faceta da personagem.
De
todo modo, os acontecimentos fílmicos e a performance de Lewis não são
cinematográficos, tendo valor próprio, independentemente do meio utilizado para
sua consecução e expressão, podendo manifestar-se em palco de teatro, arena de
circo, cena de rua ou estúdio de cinema, aplicando-se-lhe o que de Chaplin
observou um crítico paulista, Paulo Emílio Sales Gomes, “Chaplin é Cinema?”.
Mas, sem dúvida, o cinema não só os ampliam como infundem-lhes perspectivas de
aproximação e movimentação inexistentes nos demais espaços.
______________
Guido Bilharinho é advogado atuante em Uberaba, editor da revista
internacional de poesia Dimensão de
1980 a 2000 (https://revistadepoesiadimensao.blogspot.com.br) e autor de
livros de literatura, cinema e história do Brasil e regional, publicando
atualmente no Facebook os livros Obras-Primas
do Cinema Brasileiro e Brasil: Cinco
Séculos de História.
Orlando Ferreira, o “Doca”, tecia criticas acerbas na
imprensa local. Não suportava o “Correio Católico”, por estar a serviço da
religião católica.Monsenhor Inácio, era o alvo preferido das suas críticas. O
“Lavoura e Comércio”, era tratado como “ órgão oficial do município...Suas
noticias dúbias, chegavam às raias do absurdo. Era o jornal que “mordia e
assoprava” ao mesmo tempo.Ao passo que denunciava fatos da cidade,elogiava o
intendente (prefeito) e encobria fatos que estivessem ligados aos “manda-chuvas”
da terrinha. Digo-lhes:- “que premonição, hein,”seo”Doca”? Parece que está
vivendo na terrinha nos dias de hoje”...
Só que o servilismo atual perdura. Não existem mais os
formadores de opinião. Editorial que representava o pensamento da folha , por
aqui, está fora de moda...Vive-se a era do “ não se vende espaço, vende-se
opinião”. Que tristeza, né “seo”Doca?...Ninguém pergunta porque deixaram de
circular a “Gazeta de Uberaba”, o “Correio Católico”, o “Cidade Livre”, as
rádios Difusora e P.R.E.-5, pioneiras na radiodifusão do interior no Brasil
Central, a TV- Uberaba,primeira geradora local de televisão! Espremeria babas
no canto da boca,ao saber que ninguém chorou, nem lágrimas de crocodilo, por
mortes assás prematuras...
“Doca” afirma no “Terra Madrasta”:-“Em Uberaba ,nunca houve
uma eleição limpa, livre e decente. Sempre campeou a mais desbragada
imoralidade, a mais pérfida corrupção. A arma dos chefões políticos uberabenses
,exceção de alguns poucos e raríssimos, sempre foi cheia de bobagens, cretinas
e idiotas. Uma grande parte dos funcionários municipais,é partidária do
“chefão”,que não vacila em prostituir-se no cargo que desempenham, pondo-o a
serviço do “mandão”para execução de planos criminosos e indignos”. Em tempo:-Se
“Doca” soubesse que secretário “canta” pretendente de cargo público com
promessas de sexo, por certo, desancaria o Prefeito, esperando que ele
afastasse o mau elemento, companheiro de equipe, até que o caso fosse
solucionado.Se inocente, retornasse: culpado, demitido...
Prossegue”Doca”:- “Os partidos políticos de Uberaba , são
quase sempre compostos por indíviduos sem honra,caloteiros, sem patriotismo,
sem cidadania, sem instrução, de uma ignorância apavorante , quase boçais,
alguns até incursos em artigos do Código Penal, que, em vez de dirigir o povo,
deveriam estar na cadeia”. À pág.136, “Doca”, sentencia: - “ Uberaba não deve
ao Chefe político nenhum favor. Só tem a lamentar as desgraças ocasionadas por
ele”...
Como advinho e visão “júlioverdiana”,parece que “Doca”vive
na Uberaba dos dias de hoje. Se soubesse que aqui prostituto se alía ao marido
traído, secretário que oferece emprego em troca de desejos sexuais, que
secretário namorado, dá o “cano” na ex e a deixa sem poder ter conta bancária,
por certo, ficaria ruborizado com as impublicáveis alianças políticas sempre em
busca do poder.Poder que fascina, mas também corroe e corrompe...
Se “Doca”tivesse vivo nos dias contemporâneos, na sua “terra
madrasta”, encolheria e cobriria o rosto de vergonha ao ver um monte de
“farinha do mesmo saco”, gente de todos os partidos políticos abraçados,
acomodados no mesmo barco, comendo salada indigesta na mesa de jantar da “casa
da mãe Joana”...Tudo em nome o quê? Do poder,claro! E o povão,óóóóóóóóó!!!
Na parte superior
esquerda, vê-se o Praça Coronel Manoel Terra Bairro Nossa Senhora da Abadia; na
parte inferior direita, o Mercado Municipal de Uberaba e a Cadeia Pública
Municipal de Uberaba.
Na parte superior
direita, destacam-se o Colégio Nossa Senhora das Dores, a Capela, a Santa Casa
da Misericórdia; e ao fundo, a torre da Igreja Nossa Senhora da Abadia.
Araguari,
município mineiro localizado na porção oeste do Estado, tem sua formação
iniciada, aproximadamente, na segunda década dos anos de 1800. Originária de
uma doação efetuada sob cunho sesmeiro à Igreja Católica, o lugarejo se
expandiu gradualmente Município configurado
primeiramente, com fazendas e um pequeno núcleo urbanístico, foi identificado
popularmente como “Ventania”, sem ter esta denominação figurado em lei. Devido a sua posição geográfica, era reduto
de poeira e ventos fortes na época de escassez de chuvas, o que explica a
“popular” identidade.
No
ano de 1843, o Decreto 247, de 20 de julho, denominou legalmente o arraial,
considerando-o Distrito de Paz, com o nome
de Brejo Alegre.
A
partir de 1864, o Distrito foi alçado à categoria de Freguesia ou Paróquia.
Para fundamentar essa iniciativa, foi determinada por lei a edificação de uma
igreja; anteriormente, havia apenas um local improvisado para orações.
A Paróquia de Brejo Alegre ao
final do século XIX, era subordinada ao
município de Bagagem, atual Estrela do Sul, e no ano de 1884, a 31 de
março, alcançou sua emancipação
política, conquistando a distinção de
Vila. Este momento foi alicerçado na redação da Lei número 2996,
de 19 de outubro de 1882, que criou o município do Brejo Alegre.
A
apresentação do Projeto número 154, impetrado pelo Deputado Padre Lafayette de
Godoy, junto à Assembleia Provincial, culminou com Lei n° 3591, de 28 de agosto de 1888, que alterou a
categoria do município.
Elevado
à condição de cidade, os moradores se depararam com fato bastante intrigante,
pois a referida Lei promoveu também a mudança nominal do município, que passou
a ser intitulado ARAGUARY.
Araguary
usou a grafia imposta pela Lei número 3591, de 28 de agosto de 1888, por pouco
mais de quatro décadas, pois as Leis Federais sedimentaram uma mudança
ortográfica no país. Com a reforma, Araguary passou normalmente e
gradativamente a ser escrita: Araguari.
No
ano de 1966 foi instituído o Brasão e a Bandeira do Município, formalizados por
intermédio da Lei número 1156 de 7 de julho de 1966. Logo depois, em 23 de abril de 1968, o
município entendeu que o marco histórico de Araguari foi sua conquista de
condição de cidade e não sua emancipação política, ocorrida com a efetivação da
Câmara Municipal na Vila no ano de
1884. Assim, instituiu, por intermédio da Lei número 1323, o dia 28
de agosto – Dia da Cidade, e desde aquela data comemora-se o “aniversário da
cidade de Araguari”.
Outro
símbolo do município é seu Hino. Durante muito tempo, Araguari buscou uma
canção que representasse a cidade e o sentimento de seus habitantes. Uma
conhecida valsa, perpetuada através de gerações, apesar de não ser oficial,
permeava sempre a lembrança dos araguarinos.
Assim,
no ano de 2004, a Câmara Municipal por intermédio da Lei 4.029 de 28 de maio,
obedecendo à força da tradição, instituiu oficialmente a “Valsa Araguari”, como
o Hino do Município.
De
autoria de Alvarenga e Zequinha Torres, arranjos para harmonia de Messias
Garcia, executada por Alvarenga e Ranchinho II, a música, gravada na década de
1940 pela gravadora Odeon, retrata amor e
romantismo acerca da cidade de Araguari.
Culturalmente,
Araguari congregou diversas manifestações no decorrer do século XX, como tradicionais festejos relacionados à
religiosidade, festas em louvor ao padroeiro Senhor Bom Jesus da Cana Verde
(celebrada a 6 de agosto) e a São Sebastião; a Folia de Reis; Congadas,
Moçambiques, Catupés; festas juninas e outras, de cunho popular e erudito, como
o Carnaval; bailes temáticos; concertos;
literatura; teatro; artes manuais,
plásticas e muitas outras.
Cidade
de gente hospitaleira, com espírito de acolhimento do interior, mas buscando a
integração da modernidade e do desenvolvimento em seu espaço urbano, o
município segue enaltecendo e preservando tradições culturais, com o olhar
atento ao presente e às transformações sociais.
Em
28 de agosto de 1888, Araguary ganhou foro de cidade. Cento e vinte e nove anos
depois, o lugar que se formou ao redor da Igreja Matriz, expandiu-se de maneira
harmoniosa e a população estimada em 10.633 habitantes no início do século XX,
ampliou-se em dez vezes.
Araguari
seus filhos reiteram: “orgulho de Minas
Gerais”.
‘Araguari
dos meus sonhos Araguari, que me viu nascer
Orgulho
de Minas Gerais
Sem ti não sei viver
Relembro
os dias risonhos Ar perfumado das flores do mato
Da
mocidade que não volta mais
A noite, as estrelas, beijando o regato
Vivo
carpindo a saudade
Tudo a sorrir em mágico esplendor
Saudade
que me invade o ser. Araguari é um ninho de amor.”
As
fotos panorâmicas de Conquista são de autoria do jovem engenheiro elétrico
Lucas
Mahler Assunção Valentino.
O
Município de Conquista foi criado através da Lei Estadual nº 555 de 30 de
agosto de 1911, consoante a divisão administrativa do Brasil. Domingos Vilela
de Andrade é considerado o seu fundador, porém, há um seleto grupo de
pesquisadores, historiadores que atribuem tal feito ao Cel. Antônio Alves da
Silva, grande benemérito da cidade. Sua emancipação Político Administrativo se
deu quase um ano depois da criação, ou seja, na data de 1º de junho de 1912.
A
cidade de Conquista, localizada no Triângulo Mineiro, nasceu com as expedições
que no início do Século XIX vieram explorar a região. As terras que formam o
município foram doadas ao português Manoel Bernardes Nazianzeno da Silveira.
Elas passaram por vários donos e, em 1888, o Coronel Francisco Meireles do
Carmo aqui se instalou, criando um armazém para fornecer mercadorias aos
trabalhadores que construíam a estrada de ferro da Cia. Mogiana. Em 1894, o Dr.
Crispiniano Tavares, baiano natural de Ilhéus, atendendo demanda de Tenente
Cel. Antônio Alves da Silva e Cel. Francisco Meireles do Carmo, fez a planta do
povoado, traçando e demarcando as ruas e largas e retilíneas avenidas.
Cara
Piccola Italia
Em
Minas Gerais, no sudeste do Brasil, encontramos uma cidade que, apesar de
pequena, cerca de sete mil habitantes, é conhecida como “Um Cantinho da Itália
em Minas”, por sua riqueza, beleza e qualidade de vida e ainda por ter sido
adensada populacionalmente principalmente, por imigrantes italianos. Porem, não
devemos olvidar os árabes, sírio-libaneses, espanhóis, japoneses e os baianos
que lhe deu significativa contribuição religiosa e cultural.
Cidade
com raízes na cultura européia (portuguesa e italiana) localizada no Triângulo
Mineiro, onde se pode observar rios de águas limpas e encantar-se com o verde
exuberante por toda a cidade. Ouvir o canto dos pássaros. Você pode observar
ainda a beleza da arquitetura e o colorido dos jardins. Servir-se de comida
farta e de boa qualidade. A herança dos imigrantes está presente na
organização, na força do trabalho, no casario, na hospitalidade e na simpatia
do povo.
Quem
visita Conquista, encanta-se com o aspecto urbanístico da cidade. Com avenidas
largas e retilíneas e um casario preservando a cidade apresenta ambiente
cenográfico, tanto que, tornou-se cenário da novela “O Cometa” da Rede
Bandeirantes de Televisão e serviu para inspiração da filha ilustre e escritora
maior, Janete Clair, na novela “O Astro”, onde o personagem Salomão Ayala
retratou o perfil do seu próprio pai Sallim Emmer, que foi por muitos anos
próspero comerciante no ramo de tecidos finos aqui na cidade de Conquista. Além
disso, a novela da Rede Globo de Televisão “Vila dos Confins” do escritor Mário
Palmério, relata a saga dos primeiros habitantes colonizadores do Sertão da
Farinha Podre, trazendo relatos e aspectos do relevo geográfico do Município de
Conquista. Vários documentários, filmes de curta e longa metragem tiveram como
ambiente cenográfico a cidade de Conquista e a paisagem de suas adjacências.
Visitando
Conquista o turista perceberá facilmente que a cidade possui qualidade de vida
invejável tornando-se um lugar bom para se visitar e viver. Neste ambiente
aprazível vive população. A cidade em geral é bem tranquila e bastante
arborizada. A violência é quase inexistente e o número de delitos é baixíssimo.
A qualidade de vida dos conquistenses é altamente satisfatória.
Hoje,
30 de agosto de 1917, data em que os conquistenses jubilosamente comemoram 106
anos da criação do Município, venho aqui nesta pálida crônica, prestar meu
pleito de amor e gratidão a Cara Piccola Italia, ou seja, Conquista: Minha
Pequena Itália!!!
Conquista foi fundada por Domingos Vilela de Andrade, em 30
de agosto de 1911; porém, há um seleto grupo de pesquisadores historiadores que
atribui tal feito ao Cel. Antônio Alves da Silva, grande benemérito da cidade.
Criação do Município (Fundação)
30 de agosto de 1911
Emancipação Política
30 de junho de 1912.
Fundação
A cidade de Conquista, localizada no Triângulo Mineiro,
nasceu com as expedições que no início do Século XIX vieram explorar a região.
As terras que formam o município foram doadas ao português Manoel Bernardes
Nazianzeno da Silveira. Elas passaram por vários donos e, em 1888, o Coronel
Francisco Meireles do Carmo aqui se instalou, criando um armazém para fornecer
mercadorias aos trabalhadores que construíam a estrada de ferro Mogiana.
Em 1894, o Dr. Crispiniano Tavares baiano de Ilhéus, fez a
planta do povoado, traçando e demarcando as ruas. Conquista tornou-se distrito
de Sacramento em 1892, desmembrando-se do mesmo em 1911, consoante a divisão
administrativa do Brasil.
Em Minas Gerais, no sudeste do Brasil, encontramos uma
cidade que, apesar de pequena, cerca de sete mil habitantes, é conhecida como
“Um Cantinho da Itália em Minas”, por sua riqueza, beleza e qualidade de vida e
ainda por ter siso adensada populacionalmente principalmente, por imigrantes
italianos. Estamos falando de Conquista.
Cidade com raízes na cultura européia (portuguesa e
italiana) localizada no Triângulo Mineiro, onde se pode observar rios de águas
limpas e encantar-se com o verde exuberante por toda a cidade. Ouvir o canto
dos pássaros. Você pode observar ainda a beleza da arquitetura e o colorido dos
jardins. Servir-se de comida farta e com qualidade.
A herança dos imigrantes está presente na organização, na
força do trabalho, no casario, na hospitalidade e na simpatia do povo.
A Denominação
Origem do nome da cidade de Conquista
Existem três versões sobre a origem da denominação do nome
da cidade de Conquista:
A primeira, oriunda do fato de lhe ter sido dado o nome por
Domingos Vilela de Andrade, coronel, fazendeiro, latifundiário, nascido em
Monte Alegre, (MG). Procedente de Ribeirão Preto, SP, onde era grande produtor
de café, Vilela adquiriu uma gleba de terras na margem direita do Rio Grande,
onde construiu a sede da fazenda denominada, segundo alguns, de Fazenda
Conquista.
A segunda, pelo seu sucesso ao conquistar a sua
independência de Sacramento; a meu ver a mais remota das três, pois o
desmembramento de Sacramento se deu em 1911; o Distrito de Conquista, porém, já
existia e foi criado, como pertencente ao termo de Sacramento, pela Lei
Municipal nº. 07 de 23 de novembro de 1892, ratificada pela Lei nº. 88 de 10 de
setembro de 1901. Portanto, o Distrito com o nome Conquista já existia dezenove
anos antes que o mesmo fosse transformado em Município.
A terceira, a meu juízo, é a mais lógica; segundo consta, o
nome Conquista foi dado em homenagem ao sertanista e engenheiro Dr. Crispiniano
Tavares, um baiano, que meticulosamente fez o traçado e projeto urbanístico da
cidade com avenidas largas e retilíneas. Tal empreendimento se deu em razão do
mesmo ter sido contratado pelos coronéis Domingos Vilela de Andrade e Antônio
Alves da Silva, então, grandes proprietários de terras, sendo que, ao término
dos trabalhos, doutor Crispiniano auferiu, além dos seus honorários, o direito
de registrar na legenda do projeto urbanístico a denominação de Cidade como
Conquista. Isto se deu logicamente em homenagem a cidade de Vitória da
Conquista – BA, pois que, nessa época, existia no município recém criado uma
leva muito grande de baianos oriundos daquela cidade os quais, fugindo da seca,
vieram trabalhar nas lavouras de arroz e café, bem como na construção da
estrada de ferro Mogiana. Supostamente, o grande fluxo de hóspedes flutuantes
que vieram da Bahia facilitou a escolha, aceitação e principalmente a difusão
do nome Conquista.
Em
uma assembleia realizada no fim da manhã deste sábado, 26, nas dependências do
Uberaba Tênis Clube – UTC, foi aprovada a doação de parte do imóvel para a UFTM.
A proposta é que na área doada sejam construídas novas instalações do Hospital
de Clínicas da UFTM, ampliando assim o atendimento à comunidade. A reunião foi
acompanhada pela reitora da Universidade, Ana Lúcia de Assis Simões, por
membros da Reitoria e direção do HC-UFTM que apresentaram aos associados o
projeto que será desenvolvido.
Há
cerca de dez anos a Universidade, ao constatar a situação do clube, que se
encontrava fechado e com o patrimônio dilapidado, apresentou a solicitação de
doação da área para a expansão do HC-UFTM e assim das atividades ali
realizadas. Desde então, foram
realizadas várias tentativas de negociação, mas infelizmente nada havia
prosperado até o momento. Após uma ação do Governo do Estado de Minas Gerais,
foi decidido pela realização da assembleia que culminou na aprovação da doação
da área para a UFTM. “Quando assumimos a gestão, nós demos continuidade a um
trabalho que havia sido iniciado anteriormente. Entendemos que esta área é um
espaço privilegiado para a expansão do Hospital de Clínicas tendo em vista todo o complexo instalado aqui na região, a
infraestrutura física e tecnológica para assistência à saúde. Entendemos que
este espaço atende às necessidades do hospital para um horizonte de 30, 40,
quiçá 50 anos. Não medimos esforços para
continuar o trabalho de negociação que resultou nesta assembleia e felizmente
os associados foram sensíveis, tiveram bom senso, entenderam o valor social e
humanitário deste ato”, acrescentou a reitora da UFTM.
Reitora
da UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões apresentou o projeto aos associados durante
a assembleia
De
acordo com o presidente do UTC, José Natale de Oliveira, após a decisão da
doação, haverá o processo de transição que será definido em conjunto com a
Universidade e com o apoio do governo do estado. “Agora nossa comissão do
Uberaba Tênis Clube irá se reunir com a UFTM para discutir as regras dessa
transição. O importante é que ficasse decidido, neste primeiro momento, se o
associado decidiria doar ou não. Decidiu-se pela doação. Daqui pra frente são
as regras de transição que têm que contar com o apoio do governo de Minas
Gerais. A maioria prevaleceu pela doação da área para a Universidade”, destacou
o presidente do UTC.
Área
doada e projetos futuros
A área doada é referente a cerca de um terço
do total do terreno do Uberaba Tênis Clube e corresponde ao espaço físico do
imóvel que não está edificado. “Toda esta parte que é edificada continua sendo
do Uberaba Tênis Clube. Cerca de um terço de todo o total do terreno aqui do
UTC é a área que vai ser então doada à Universidade Federal do Triângulo
Mineiro para construção de um novo hospital e a ampliação dos nossos serviços
de atendimento à população”, esclareceu a Reitora.
De
acordo com a reitora da UFTM, o projeto inicial da ampliação do HC-UFTM prevê
uma duplicação da estrutura de atendimento. Atualmente, o Hospital de Clínicas
disponibiliza cerca de 300 leitos hospitalares, atendimento ambulatorial e de
alta complexidade. “Com a constituição desse novo Hospital, a nossa proposta é
que tão logo a obra esteja pronta inicialmente dobrar esse atendimento. Então
para população isso é um ganho inestimável tendo em vista que as necessidades
de saúde são crescentes. Esse é um projeto que nós defendemos arduamente e não
medimos esforços para chegar neste resultado”, acrescentou Ana Lúcia.
Agora
com a doação da área aprovada será realizado um trabalho em conjunto entre
UFTM, UTC e Governo de Minas referente à documentação do espaço. A equipe da
UFTM dará andamento às ações de capitação de recursos junto ao governo federal
e outros órgãos que possam colaborar com o projeto. Em relação aos recursos
financeiros para a construção do hospital, também será realizado trabalho junto
aos parlamentares da região na tentativa de garantir recursos por meio de
emendas parlamentares. A equipe técnica da Universidade iniciará os trabalhos
referentes ao terreno para elaboração dos projetos estruturais e de construção
da ampliação do Hospital. “O dia de hoje é histórico para a Universidade
Federal do Triângulo Mineiro e para Uberaba, especialmente para toda a
população que busca por nossos serviços de atendimento à saúde”, finalizou a
reitora da UFTM.
Marco em comemoração ao centenário da elevação do Arraial
Lei 28, de 22.02.1836, criou o município de Santo Antônio de
Uberaba. No centro - 22.02.1936 - 100 pessoas, em estrada ruim e condução
difícil, compareceram ao local, onde Jose Francisco de Azevedo construiu o
Arraial da Capelina – a Uberaba - onde o padre José Morais entronizou Santo Antônio
e São Sebastiao, padroeiros de Uberaba. A Prefeitura até ergueu um marco comemorativo.
Presenças: dom Luiz Sant’Anna, prefeito Paulo Andrade Costa, Juiz Josaphat Dantas,
professor Hildebrando Pontes. O José Mendonça foi o orador oficial. O seu discurso
foi publicado no Minas Gerais, órgão do Governo, que considera o 22 de fevereiro,
Dia do Município de Uberaba”.
A arquiteta e pesquisadora Virgínia Dolabela (foto) vem
desenvolvendo há alguns anos o projeto 'Caminhos do Desemboque - Notas Históricas
do antigo Julgado das Cabeceiras do Rio das Velhas, depois Julgado do
Desemboque, atual distrito do Desemboque'. Ela mostra em sua pesquisa, através
de documentos de fonte primária, isto é, da época dos fatos, que a história do
Desemboque não é bem aquela que nos chegou, principalmente, após a publicação
dos livros: PONTES, Hildebrando de Araújo – História de Uberaba e a civilização
do Brasil Central – Edição Academia de Letras do Triângulo Mineiro – 1970 e
SAMPAIO, Antonio Borges – Uberaba: História, fatos e homens volume 1 – Edição
Academia de Letras do Triângulo Mineiro, Bolsa de Publicações do Município de
Uberaba –1971. Em entrevista ao ET, Virgínia contou uma história um pouco
modificada da que normalmente
conhecemos.
Fontes de pesquisa
Pesquisas
em documentos e mapas depositados em diversos locais como: Biblioteca Nacional,
Arquivo Público Mineiro, Arquivo Histórico de São Paulo, Arquivo do Exército, e
outros, principalmente documentos do Arquivo Ultramarino da época do Brasil
Colônia, que estão depositados em Portugal, hoje disponibilizados pelo Projeto
Resgate da Universidade de Brasília, atestam a história real do distrito de
Desemboque.
Referências
do Projeto Resgate como: AHU-ACL-N- Goias -Documentos: nº. 2586 e 2038 –
registram que o arraial do Rio das Velhas foi fundado pelo Capitão Pedro Franco
Quaresma e tomado posse pelo oficial coronel José Velho Barreto em 3 de janeiro
de 1752, a mando “Ilmo. Exmo. Snr. D. Marcos, Governador e Capitão-General da
Capitania de Goiás”.
Fato
confirmado pelos documentos:
Notícia Geral da Capitania de Goiás em 1783
(publicada in Notícia geral da Capitania de Goiás , BERTRAN, Paulo (org) - Brasília: Solo Editores 1996).
Requerimento
dos moradores de S. Domingos do Araxá pedindo sua passagem para a Capitania de
Minas em 1815, publicado na revista do Arquivo Público Mineiro (págs875 a 882).
Data
de fundação do Desemboque
O
arraial do Rio das Velhas, sede do Julgado das Cabeceiras do Rio das Velhas, da
Capitania de Goiás, foi fundado em 3 de janeiro de 1752, por Pedro Franco
Quaresma e dado posse da região para a dita capitania pelo oficial coronel José
Velho Barreto, a mando “Ilmo. Exmo. Snr. D. Marcos, Governador e
Capitão-General da Capitania de Goiás”. A capitania de Goiás foi criada em 1748
e o então governador para conhecimento e posse de toda a área da capitania toma
diversas providências, como levantamentos geográficos, arraiais existentes,
população, etc. São diversos documentos que retratam os fatos e a cartografia
oficial de Goiás dos anos de 1750 e 1751, mostram claramente que não existia
nenhuma povoação na região das cabeceiras do Rio das Velhas, mas somente na
antiga estrada para Goiás, passando pelo Porto da Espinha (ou do Anhanguera).
Em
diversos documentos cartográficos do século XVIII, existia só a povoação
“Desemboque” no Rio Grande, assim como em muitas referências cartográficas os
dois aparecem conjuntamente, principalmente
nos mapas dos últimos trinta anos dos setecentos.
O
atual Desemboque começa em 1761
O
povoamento do pequeno Arraial do Rio das Velhas se deu depois de passados
alguns anos, em 1761, quando de Minas Gerais vieram: Manoel Álvares Gondim,
Luis Alves Ribeiro, José Rolim, João Fernandes, Manoel Fernandes Prado e outros
que abriram as lavras de ouro e se fixaram em toda a região entre o rio Grande
e o rio das Velhas. Na igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro a data de
1762 no altar mor é a referência da consolidação do povoado. Em 2 de março de
1766, o Julgado das Cabeceiras do Rio das Velhas foi instituído oficialmente
pela Capitania de Goiás para consolidar a posse da região, já em conflito com a
Capitania de Minas.
A
toponímia “Desemboque” no século XVIII era relativa a um povoado no Rio Grande,
na região da atual Usina Mascarenhas de Morais (Peixotos). Fato confirmado por
inúmeros documentos, mapas e estudos sobre os conflitos de divisa entre São
Paulo e Minas Gerais. Também confirmado pelo requerimento dos moradores de
Araxá de 1815. O Auto de posse de
Desemboque em 1861, citado por diversos autores é relativo ao povoado do rio
Grande e não do rio das Velhas.
As
controvérsias históricas publicadas são consequências das várias tentativas dos
governos da Capitania de Minas para a conquista de mais territórios,
principalmente para os lados das capitanias de Goiás e de São Paulo, como nas
regiões dos rios São Marcos, Paranaíba, Grande e das Velhas. Documentos eram
distorcidos de propósito para forçar o governo português a modificar divisas,
dar posse de sesmarias, etc. As pesquisas que servem de base para a história
que vem sendo contada do atual Desemboque foram feitas basicamente em arquivos
mineiros e não levando em conta a existência do povoado no Rio Grande,
misturando locais, fatos e datas.
Dos
locais das lavras de ouro citados em diversos documentos sobre o Julgado das
Cabeceiras do Rio das Velhas, um chama a atenção: a serra do Funil, no atual
município de Delfinópolis, que tem o formato de um tabuleiro, contrastando com
a então conhecida “Serra do Desemboque” (Peixotos), local de disputas e guerras
até a destruição do povoamento nos fins do século XVIII.
O
Julgado do Desemboque é criado em 04 de abril de 1816, quando a região é
anexada a Minas Gerais e se acredita que foram dois os motivos da mudança do
nome: primeiro que na Capitania de Minas já existia um rio das Velhas e uma
povoação com esse nome, na Comarca de Sabará. E segundo que a região conhecida
como Desemboque, no Rio Grande, era de conflito entre as três capitanias (São
Paulo, Minas e Goiás) e o antigo povoado havia sido destruído e os antigos
moradores “subiram” para os Arraiais do Rio das Velhas e do Barreiro do Araxá.
Igreja
Matriz de Na. Sra. do Desterro
A
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro foi construída entre 1761 e 1762, e
a Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos recebe provisão em 1820,
fatos já comprovados por documentos do Arquivo Nacional e Arquivo Mineiro,
assim como os documentos citados anteriormente.
Em
1820 a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário (já constituída) pede a provisão
para erguer a capela, o que nos confirma que existiam os cultos e festejos
anteriormente, como o congado, e a data da imagem de Nossa Senhora do Rosário
dos fins dos oitocentos, com todas as características do estilo barroco,
contrastando com a simplicidade da Igreja.
No
Julgado das Cabeceiras do Rio das Velhas existiam guardas, alfândegas, juiz e
todas as formas oficiais de controle da extração do ouro, do trânsito nas
estradas, da ordem social, etc. Alguns fatos esporádicos levaram ao Desemboque
a fama de local de ladrões e malfeitores o que não é verdade, pois é só estudar
um pouco a história da colonização do Brasil e perceber que em várias regiões
havia conflitos pelos altos impostos, como o “quinto”, cobrados por Portugal e
pela posse de terras.
Como
nota, vale ressaltar que em todos os documentos e mapas consultados, dos
séculos XVII, XVIII e XIX, o atual Rio Araguari está denominado como Rio das
Velhas. A referência de que se chamaria Rio das Abelhas começa em alguns
documentos tardios da chamada “Conquista” do mestre de Campo “Ignácio Correya
Pamplona” (Expedição em 1769) o que de acordo com alguns pesquisadores, já era
para provocar conflito e conquistas para a capitania de Minas. Documentos e
mapas publicados nos anais da Biblioteca Nacional, do escriba que o
acompanhava, confirmam o nome Rio das Velhas e de que a expedição não chegou ao
Arraial do Rio das Velhas, que pertencia a Goiás.
Pesquisas
sobre a história do Desemboque e sua importância como polo de desenvolvimento
do Triângulo Mineiro, como sede de Julgado, de riquezas e conquistas, como rota
comercial de Goiás para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, merecem maior
atenção das universidades, dos administradores públicos e da população de
Sacramento.
Documentário busca
resgatar a história de Desemboque
Nesta sexta-feira (8) o
Canal Câmara exibe documentário sobre o valor cultural e histórico do Desemboque,
situado no município de Sacramento, a cerca de 100 quilômetros de Uberaba,
próximo do Parque Nacional da Canastra. São 22 minutos de informações,
entrevistas com historiadores da cidade e fatos históricos sobre o local. A
proposta partiu de requerimento do vereador Samir Cecílio (PR), solicitando a
parceria da Câmara Municipal de Uberaba para a produção do documentário.
O trabalho de pesquisa
teve início com visita técnica ao chamado Marco Zero, local que demarca o
início da civilização na região, organizada pelo vereador Samir. A visita
contou com a presença do professor e historiador Pedro Coutinho, bem como dos
professores Carlos Pedroso e Carlos Sechi, além do ex-vereador José Severino e
da jornalista Evacira Coraspe, produtora do material.
Samir destacou a
importância do documentário, que resgata a história do desemboque, berço do
povoamento do município de Uberaba. “É importante procurarmos conhecer mais,
divulgar e despertar interesse nas pessoas, principalmente nos mais jovens”,
disse Samir.
No documentário, o
vereador ressaltou que, dentro das limitações do seu mandato, vai manter viva a
história do distrito, começando por este vídeo, considerado por ele uma medida
eficaz para revitalizar o povoado e inseri-lo no circuito de turismo. “Na região
já existe uma rota turística, que é a Serra da Canastra, onde existe a nascente
do Rio São Francisco e a Gruta dos Palhares, em Sacramento. Então, não é
difícil incluir o Desemboque, que tem história para sustentar esse projeto”,
justificou.
O documentário será
exibido nesta sexta-feira a partir das 15h30, dentro do programa Movimento,
simultaneamente na TV Universitária e no Canal Câmara (canal digital 61.1). O
programa tem reprise no mesmo dia às 21h na TV Universitária e às
terças-feiras, às 13h30, no Canal Câmara.
História - Há 206 anos,
no dia 27 de abril de 1807, iniciou-se o povoamento de Uberaba. As primeiras
casas de madeira foram erguidas próximo à nascente do ribeirão “Lageado dos
Ribeiro”, em terras do sesmeiro e rábula José Francisco Azevedo, oriundo do
julgado do Desemboque. O lugar tornou-se conhecido como arraial do Lageado ou
arraial da Capelinha, onde havia altares com Santo Antônio e São Sebastião.
O distrito de Desemboque
é o berço da civilização do Triângulo Mineiro. No início do século 19, cerca de
duas mil pessoas residiam no julgado, que era o lugar mais importante do Oeste
de Minas e do Sul de Goiás. Cem arrobas de ouro foram retiradas de suas minas,
decadentes por volta de 1810. Havia no lugarejo vereadores, juiz e cartório. Atualmente,
cerca 50 pessoas moram na localidade.