A recém lançada revista Diário de Uberaba, de autoria do médico uberabense Marcelo Prata, constitui monumental obra de consulta, disponibilizada graciosamente, a todos que queiram conhecer a rica história desta cidade. Essa gigantesca obra exigiu do autor enorme esforço, disciplina e persistência ao longo de mais de 30 anos, redundando em mais de onze mil páginas distribuídas pelos seus dezenove volumes.
Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1957, com especialização em Endocrinologia e Metabologia pela AMB, em 1972, ele ali atuou como médico durante mais de 40 anos. Além dessa atuação foi também professor universitário, funcionário público e fazendeiro.
Marcelo Prata nasceu em 1932, na Rua João Pinheiro, em Uberaba. Foi aluno do então Ginásio Diocesano até a conclusão do curso científico, em 1950.
Além do laborioso exercício da medicina dedicou-se às letras, tendo lançado mais de dez títulos entre os anos de 1975 e 1986.
Tamanha é a importância da edição da revista Diário de Uberaba que encaminhei ao Arquivo Público de Uberaba sugestão para sua digitalização e indexação geral, de tal forma a permitir a busca por qualquer termo, nome, data ou tema, assim permitindo ao usuário um fácil acesso ao objeto de seu maior interesse.
A gigantesca grandeza dessa obra nos dá a exata dimensão da nobreza de seu autor, pois, como bem disse Charles Chaplin:
“Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas ideias e a nobreza dos seus ideais.”
E é por isso que Marcelo Prata dos Santos merece todo o nosso reconhecimento e a figurar com louvor nos anais de Coisas e Fatos Antigos de Uberaba.
Moacir Silveira
OBS: para ter acesso a todos os dezenove volumes do Diário de Uberaba basta clicar https://diariouberabense.blogspot.com/?m=1