quarta-feira, 9 de abril de 2025

DORALICE KABULESKI, A LENDÁRIA "DORA"

“Me arruma cinquenta conto pra mim comprar uma bolacha, gravo um vídeo ou deixo tirar uma foto se vocês quiserem."

Doralice Kabuleski. Foto: Antônio Carlos Prata.

 Essa é a abordagem de Doralice Kabuleski, a nossa lendária e carinhosa "Dora Doida", por onde anda nos quatro cantos da cidade.

Figura muito lembrada e amada. Faz parte da nossa história! 

Amizade tem inúmeras, lábia pra conseguir uns contos pra poder comprar algum cosmético de beleza, tem mais ainda, como uma auto defesa de um bom jogador, já chega articulando, pois sabe que a vida para eles é um jogo que precisa ser vencido todos os dias.

Um grande acontecimento na vida de Doralice foi seu casamento em 30 de agosto de 1979, na Paróquia Nossa Senhora da Abadia, foi com um rapaz chamado Carlito Inácio. A festa foi totalmente patrocinada por amigos e pessoas que queriam garantir a ela a dignidade de amar.

De lá pra cá, mesmo com o uso do medicamento diário e os cuidados necessários como boa alimentação.

Mesmo colocando as coisas que não são corretas na vida dela, ainda assim, é uma pessoa alegre, comunicativa e muito inteligente.

Tentativas de internações para tratamento sempre foram frustradas, até entenderem que a terapia para a vida dela era as ruas.

Sua companhia é a melhor que tem pra ela mesmo.

Sua caminhada representa muitos irmãos das estrelas e são muitos os que serão tocados pela luz no seu caminho.

Andarilha de paisagens precárias do sentimento guardado a sete chaves, não fotografável, nem desvendável em câmaras escuras em secretas torturas da vida e da mente.

Quando atravessa a esquina o olhar como que escapa da realidade, lá vai uma casa e alma ambulante de mantas panos mantras delirantes que acaso brotam em seu murmúrio.

No tilintar das moedas, mais um conto, outra rápida técnica, para tentar convencer que a moeda que pra ti não vale nada, pra ela tem todo valor.

Assim segue andando, como todo andarilho por sina, a passos rápidos para chegar a lugar algum.

Prestes a completar 89 anos no próximo dia 30/09. 

Criada com todas as dificuldades da sua época, Foi onde através do seu comportamento, descoberto uma deficiência mental que aumentariam as sequelas na sequência da vida.

Hoje a Dora está aposentada bem mais gordinha, (fofinha). Muito bem cuidada e morando no Lar André Luíz (Chico Xavier) desde 2013.

Essa é Doralice Kabuleski popular "Dora Doida", mais uma figura popular de Uberaba. (Antônio Carlos Prata).