terça-feira, 25 de março de 2025

UBERABA E SUAS HISTÓRIAS. Antes dos táxis, as charretes, os “carros de praça”

Foto de autoria desconhecida da década de 60. Antes do serviço de táxi ser implantado em Uberaba, o sistema de transporte público individualizado era feito por charretes. Depois surgiram os  “carros de praça”, geralmente Ford, Chevrolet e Mercury da década de 1940. Ali era o coração da cidade. O serviço era exercido pelos choferes, os motoristas profissionais da época, que utilizavam veículos impecáveis, registrados e regulamentados para atender passageiros, cobrando tarifa baseada na distância percorrida, no tempo da viagem ou em uma combinação de ambos. 

Praça Rui Barboza 

Os preços eram acertados antes do deslocamento - entre o cliente e o dono do veículo, pois o uso de taxímetros para calcular automaticamente o valor da tarifa de uma corrida eram até previstos, mas não adotados. O sistema trazia certa flexibilidade, mas também exigia clareza nos acordos para evitar desentendimentos. Os carros de praça eram símbolos de prestígio e inovação para a época, frequentemente utilizados em ocasiões especiais como casamentos, funerais e eventos sociais de destaque. Para muitos, viajar em um desses automóveis era um luxo, um reflexo do avanço tecnológico que começava a impactar o cotidiano da cidade. Essa fase da história urbana de Uberaba nos transporta a um tempo em que a cidade tinha um ritmo mais pausado, e as relações entre as pessoas eram marcadas por um contato direto, quase artesanal, entre o serviço oferecido e o cliente. Com o tempo, a necessidade de um sistema mais organizado e justo levou à introdução do táxi com taxímetro, que oferecia mais transparência e segurança aos passageiros. Mas os "carros de praça" e seus choferes marcaram época na história do transporte uberabense. (Antônio Carlos Prata).