quinta-feira, 12 de setembro de 2024

PAULO EDSON ARAÚJO, "FIFITA", "O HOMEM QUE CONSERTA O TEMPO"

Em meio aos tique-taques, Paulo Edson Araújo, natural de Uberaba, Minas Gerais, o "FIFITA", "o homem que conserta o tempo”. Trabalha na manutenção de relógios há mais de meio século. Mesmo aos 78 anos, as pequenas peças, parafusos e engrenagens não fogem aos olhos atentos de quem já realizou a tarefa milhares de vezes.

Paulo Edson Araújo - Foto Antônio Carlos Prata.

Fui impulsionado por um amigo, o "seu" Levy Theodoro. Me ensinou muita coisa. Ele dizia que era para eu ter uma profissão, e se eu queria aprender este ofício", de prontidão aceitei na hora. Sou muito grato. Sempre admirei e sempre gostei de fazer o que faço. Me dediquei a ela e continuo por isso, por amor mesmo.
Conserto relógios de parede, em especial com os modelos do tipo cuco, o pedestal. Dos carrilhões a outros modelos antigos e atuais. Sou único que faz embuchamento no Triângulo Mineiro que se tem notícia.
Dei manutenção várias vezes no relógio histórico da praça Dr. Jorge Frange, doado pela colônia japonesa para os uberabenses. Atualmente, Paulo é procurado por donos de verdadeiras relíquias de colecionadores ou de filhos que herdaram relógios dos pais ou avós.
Por ser valor sentimental vão sempre precisar de manutenção. Por isso que eu digo que nossa profissão não vai ser extinta. Finalizou.
Sua oficina está localizada na rua Governador Valadares, 341 (centro), Uberaba Minas. Telefone: 9 96328632. (Antônio Carlos Prata).