Noite de reconhecimento e emoção para o esporte de Uberaba. O Tributo Memorial do Esporte que aconteceu na noite de ontem (17), no Anfiteatro da Prefeitura Municipal de Uberaba, marcou o lançamento oficial do Memorial do Esporte e foi acompanhado pelos esportistas homenageados e seus familiares, além de autoridades e jornalistas especializados.
“É fundamental prestigiarmos aqueles que construíram a rica história esportiva de nossa cidade, que dedicaram sua vida ao esporte e a formação de atletas. Esta noite, estou me sentindo entre amigos”, afirmou o prefeito Paulo Piau, que recebeu uma homenagem especial pelo trabalho realizado como gestor esportivo e incentivador do esporte.
Para o presidente da Fundação de Esporte e Lazer (Funel) – mantenedora do Memorial do Esporte e realizadora do evento –, Luiz Alberto Medina, a valorização da história e das personagens que construíram essa história é fundamental para o futuro de Uberaba. “Valorizar nossos esportistas, tornando-os exemplos para gerações futuras, é o objetivo do Memorial. Pessoalmente, estou muito feliz e emocionado em tê-los aqui”, ressaltou Medina, homenageado especial pela trajetória de atleta, formador e gestor esportivo.
O evento aconteceu com número limitado de convidados, em respeito às regras de distanciamento social e de higiene impostas para não disseminação da Covid-19. Na próxima semana, a Funel disponibilizará em suas redes sociais o vídeo completo do evento.
Memorial do Esporte Para lançamento do Memorial do Esporte, foi montada, entre a entrada principal do Centro Administrativo e o Anfiteatro, um túnel com uma mostra de 24 metros lineares da linha do tempo, na qual estavam expostos alguns dos mais importantes eventos da história esportiva uberabense – de 1860, quando foi registrado o primeiro evento esportivo de Uberaba (uma corrida de cavalos) até os eventos atuais que colocaram a cidade no calendário esportivo nacional e internacional.
Também houve exposição de painéis com fotos ilustrativas de cada uma das décadas, mostrando os grandes momentos esportivos vivenciados pela cidade, além de troféus, bolas, camisas e flâmulas que remetem às grandes conquistas de época em todas as modalidades. O material exposto faz parte dos mais de 5 mil itens do acervo do Memorial ou foram emprestados por importantes clubes, entidades e atletas.
Homenagens Para seleção dos premiados, a Funel convidou 150 notáveis, entre atletas, dirigentes e jornalistas, que, em uma votação espontânea, indicaram 20 esportistas e personalidades que marcaram a história esportiva de Uberaba. No total, foram recebidos votos de 107 notáveis, que citaram 512 nomes. As 20 personalidades mais votadas foram agraciadas com o Tributo Memorial do Esporte. A mulher mais votada, Poliana Fátima Sousa de Jesus, do atletismo paralímpico, recebeu o Tributo Mulher e o mais votado entre todos, Antônio Carlos Nomelini, o Toinzinho, também foi agraciado com o Tributo Master.
Confira a lista de todos os homenageados:
Amadeu de Oliveira Luiz da Costa - Futsal
Otávio Lamartine Leite (Sansão) - Judô
Vander Ghizzoni (Vandinho) - Futebol
Reginaldo Damião – Karatê
Valter Celani, o Tati (in memorian) - Futebol
Mário Fernandes Oliveira Neto (Marão) - Basquete
Rodrigo Mendes - Futebol
José Humberto Rodrigues (Batata) - Atletismo paralímpico
Washington Madeira - Futsal
Raimundo Sarkis - Natação
Maurílio Moura Miranda - Imprensa
Hélio Gomes - Atletismo
Antônio Carlos Nomelini (Toinzinho) - Futebol
João Menezes - Tênis
Diron Francisco Alves - Futebol
Waender Barros - Futsal
Paulo Luciano Deodato de Oliveira - Futebol
José Carlos Chagas - Bocha paralímpica
Constantino Calapodopulos - Medicina esportiva
Paulo Rodrigues Barcelos - Futebol
Tributo Mulher: Poliana Fátima Sousa de Jesus - atletismo paralímpico
Tributo Master: Antônio Carlos Nomelini (Toinzinho)
Patrícia Peixoto Bayão
Assessoria de Comunicação – FUNEL