domingo, 20 de janeiro de 2019

Ponte que divide os estados de Minas Gerais e São Paulo, em Delta, no Triângulo Mineiro.

Outra vista da velha ponte do Rio Grande, publicada em julho de 1968 pela finada Revista Manchete, em matéria especial sobre o Triângulo Mineiro. Do lado esquerdo (São Paulo) vemos ao fundo as chaminés da Usina Junqueira. Do lado direito (Minas Gerais) o Uberaba Country Clube e a sede campestre da Associação Atlética Banco do Brasil.

Ponte São Paulo, em Delta, no Triângulo Mineiro. Foto de Mituo Shiguihara /Revista Manchete. 

Ainda não havia as represas de Volta Grande (1974) e Igarapava (1998) e nem a nova ponte ligando a BR-050 com a Via Anhanguera (2001). O rio tinha um longo trecho navegável para barcos de pesca e lanchas de recreio. 

A foto foi publicada invertida na revista, aqui está na posição correta). 

1968_Dupla de locomotivas General Motors Diesel G-12 da Cia Mogiana puxando uma composição de cargas para Minas Gerais sobre a ponte Igarapava-Delta no Rio Grande. 

Dupla de locomotivas sobre a ponte Igarapava-Delta no Rio Grande. Foto de Mituo Shiguihara /Revista Manchete. 

Por décadas os trens dividiram o tráfego por essa ponte com carros, carroças, caminhões, boiadas e pedestres desde a sua inauguração em 1915 até o início de 1979 – quando foi aberta ao tráfego a variante Entroncamento-Amoroso Costa, que passou atravessar o rio em uma nova ponte ferroviária, construída cerca de 10 km abaixo desse local e ainda em operação. 

A rodovia BR-050 só ganhou uma ponte nova em 2001.




Cidade de Uberaba