quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Desafios na educação dos filhos (*).


Não há dúvidas de que a educação dos filhos, hoje mais do que nunca, atravessa fase delicada com mudanças que se operam em ritmo e velocidade espantosos. É realmente um desafio às pessoas de boa índole e possuidoras de bons princípios, se proporem a educar os filhos de forma coerente com o que as boas normas, na concepção do termo, recomendam. No decorrer de cada dia, hora e minuto que deveriam ser dedicados pelos pais na educação dos filhos, o que se constata? Nada mais do que a terceirização desse mister às escolas, cuja missão de informar passa a ser, inversamente, a de formar. Ou seja, a educação dos filhos, perde sua essência quando o indivíduo parece, mas não é literalmente o objetivo principal. 

A pedagogia logosófica, ou seja; a “pedagogia do bem dizer...” , proporciona ao próprio educando os meios para se adentrar em si mesmo. Assim, permite que seus pais e educadores encarem o desafio da educação com serenidade e a determinação de vencer. Nos educandários logosóficos estão a prova eloquente de que os ensinamentos neles contidos, entremeados às matérias curriculares, pode plenamente ser cumprida a missão transcendente de ilustrar a consciência dos filhos. O conhecimento de Deus e suas Leis, isento de inculcações, constitui-se em fator proeminente nas lições que as crianças recebem. Detalhe: alunos e professores estudam juntos a Logosofia. 

Um grande desafio exposto à educação dos filhos é o de vencer a psiquiálise (paralização da nobre função de pensar), imposta pela introdução de pensamentos, ideias e preconceitos que levam o ser incipiente à sutil inércia mental. Os sinais imperceptíveis de “prostração” infiltrados no aprendizado que recebem já se fazem notar. Sintomas de medo, por exemplo, sem a menor razão de ser ocorrem na criança, colocando pais em polvorosa porque não sabem como resolver a questão. Uma das técnicas prescritas pela Logosofia é a de ensinar à criança fazer uso de seus próprios pensamentos que lhe ajudem a substituir o temor pelo valor. Eis aí uma verdade palpável. 

“Venci um pensamento!”, brada a criança vencedora. 

É obrigação, muito mais do que um simples dever dos pais direcionarem os filhos para uma boa educação diferenciada em seu cerne. O método único e original preconizado pela pedagogia logosófica permite o encaminhamento do processo individual consciente da criança e assim, ela fará dias melhores por si mesma! Não há recompensa maior. 

(*) - João Eurípedes Sabino. Uberaba/MG/Brasil.



Cidade de Uberaba