A VASP (Viação Aérea São Paulo) foi fundada em 4 de novembro de 1933, pouco mais de um ano após a derrota dos paulistas no levante de 32, um conflito onde a falta de aviões foi um dos fatores decisivos para a derrota de São Paulo. Surgiu inicialmente como uma empresa privada, organizada por um grupo que reunia 72 empresários do estado.
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Inauguração dos voos da VASP para Uberaba, em matéria publicada na edição de junho de 1934 da revista Fru-Fru. |
Seus primeiros aviões eram dois General Aircraft Monospar ST-4/Mk.II fabricados na Inglaterra. Bimotores monoplanos de asa baixa e trem de pouso fixo, tinham um desenho bastante inovador para a época. Os motores radiais Pobjoy R, de 7 cilindros, moviam hélices bipás de passo fixo e desenvolviam 85 HP cada um. Além do piloto, os Monospar levavam até três passageiros e suas bagagens.
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Um dos aviões Monospar da VASP em manutenção nos hangares da empresa no Campo de Marte, em São Paulo, de onde partiam inicialmente os voos para Uberaba. |
Os aviões da nova empresa receberam as matrículas PP-SPA (VASP 1/Bartholomeu de Gusmão) e PP-SPB (VASP 2/Edu Chaves). No dia 12 de novembro um dos Monospar decolou do aeródromo Campo de Marte, na capital paulista, com destino a Ribeirão Preto e Uberaba, e outro decolou para o Rio de Janeiro. Foram os primeiros voos da empresa.
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Anúncio do início dos voos comerciais da VASP publicado em um jornal da capital paulista no dia 16/04/1934. |
No início de 1934 os aviões da Vasp fizeram mais algumas visitas experimentais a Uberaba, mas a linha aérea só foi implantada em definitivo após a empresa receber autorização federal, em 30 de março de 1934. As primeiras linhas da companhia, inauguradas em 16 de abril, eram: "São Paulo-Ribeirão Preto-Uberaba" e "São Paulo-São Carlos-São José do Rio Preto".
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João Baugartner, piloto da VASP defronte ao Monospar VASP I "Bartholomeu de Gusmão" (PP-SPA), ao lado do hangar da empresa no Campo de Marte, de onde partiam os primeiros voos para Uberaba. |
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As primeiras instalações do Campo de Aviação de Uberaba, em 1934, recebendo o Monospar VASP-2 "Edu Chaves" (PP-SPB). |
Nas fotos anexas, além dos aviões e da elegância dos seus tripulantes, dá para perceber a precariedade das operações na cidade. Em 1933, o “Campo de Aviação de Uberaba” se resumia a uma pista de terra batida, um pequeno casebre, uma biruta e uma escadinha de madeira para os passageiros.
(André Borges Lopes)