sexta-feira, 14 de julho de 2017

UBERABA CRÔNICA FOTOGRÁFICA IX POR IARA FERNANDES.

Praça Afonso Pena - atual Praça Rui Barbosa

No começo do século XX, o paisagismo tímido da Praça Afonso Pena que comportava frondosas árvores e pequenos arbustos, não expressava a ironia popular que considerava o local uma espécie de bosque municipal.
Vegetação à parte, o terrapleno que abrigava charmosas charretes e seus bem trajados condutores, de terno, chapéu e pé no chão, acolhera – quase meio século antes – o prédio administrativo de maior monta da cidade, a Câmara Municipal. Posicionado na confluência da praça, com a rua Municipal (atual rua Manoel Borges), a edificação que se via, com suas janelas em ângulos retos acimando aberturas em arcos, fora ali erguida, em 1900, e era a segunda versão da Casa das Leis.
Os esguios postes que margeavam a praça indicavam que o serviço de luz elétrica, inaugurado – com pompa e circunstância – em 1905, mantinha sua eficácia. Se durante o dia, o tom claro dos trajes e o burburinho do transporte davam cor e vida à praça, depois do anoitecer, quem saía de sua residência para se revigorar nos ares noturnos, ao redor da fonte, poderia encontrar alguma luz pelo caminho.
Fotógrafo: Inácio Penha Paes Leme

Data da fotografia: 1909

Local: atual Praça Rui Barbosa

Acervo do Arquivo Público de Uberaba

Crônica : IARA FERNANDES

(Gentilmente doada por Guido Bilharinho.)

Acervo do Arquivo Público de Uberaba