![]() |
Pintura batizada de “Árvore do Choro” realça o espaço artístico na Câmara Municipal de Uberaba |
Pintura batizada de “Árvore do Choro” realça o espaço artístico na Câmara Municipal de Uberaba. O painel esplendoroso enfeita parede do Salão Nobre, na divisa com a sala onde funcionava a Presidência da Câmara, antes de ser transferida para o andar térreo. A pintura mede 4,27 metros de largura por 2,44 metros de altura.
Consta na memória oral que o painel “Árvore do Choro” representa um ponto de despedida entre familiares. Informações indicam ser o local perto das margens do Rio Grande, divisa de Minas Gerais com São Paulo. Por possuir valor cultural o painel compõe a arte do Salão Nobre “Vereador Mario de Assis Guimarães”. Integrante do conjunto pictórico, em 2005 “Árvore do Choro” também foi restaurado pelo restaurador Adriano Luis de Souza, conforme mostra a foto de Rodrigo Garcia.
Os dois painéis, Árvore do Choro e Princesa do Sertão, seja por sua rara beleza artística, ou pela história contada sobre eles, são objetos de estudo de acadêmicos do curso de história e de arquitetura. Da mesma forma quando de visita orientada na Casa, estudantes do ensino fundamental e médio demonstram muita curiosidade sobre as pinturas.
Jornalista Evacira de Coraspe