Sociedade Rural de Uberaba |
Sociedade Rural de Uberaba |
Década: 1960
Foto: Autoria desconhecida
Em 18.06.1928 foi fundada, em Uberaba, a sociedade rural do Triângulo Mineiro. Três décadas depois, no governo do Marechal Castelo Branco foi promulgada uma lei que determinava a transformação das Associações em Sindicatos. As que não se adequassem estariam automaticamente extintas. Por isso em 25 de março de 1967 decidiu-se pela criação da Associação Brasileira de Gado Zebu e do Sindicato Rural de Uberaba. A ABCZ seria responsável pelo registro de gado e o Sindicato como entidade autônoma foi constituído para fins de coordenação, proteção e representação legal de sua categoria econômica com intuito de colaborar com os poderes públicos. Começava ali a verdadeira história do Sindicato Rural de Uberaba.
Sua primeira diretoria eleita em 68 era a mesma da ABCZ e tinha como presidente o saudoso Edílson Lamartine Mendes. Embora tivessem os mesmos diretores e funcionassem no mesmo prédio as entidades tinham ramos de atividades distintas. O Sindicato Rural veio para atender produtores que não eram criadores de Zebu. Ao todo eram 514 associados. Depois de Edílson Lamartine Mendes ocuparam a presidência do Sindicato nesses 37 anos: Randolfo de Melo Rezende, Joaquim Prata dos Santos, Hildo Totti, Ataíde Fatureto, Antonio José Loureiro Borges e Rivaldo Machado Borges Junior.
Lideranças que fizeram da melhoria das condições de trabalho para o produtor rural seu objetivo maior e da representatividade política da classe uma grande conquista.Homens que não pouparam esforços para que Uberaba continuasse desenvolvendo e se tornasse hoje referência no agronegócio brasileiro. Em 2005 a entidade se transformou em Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba. Hoje com 2540 associados presta serviços de contabilidade,serviços de nota fiscal,assessoria veterinária e assessoria jurídica.
A solidificação da representatividade da entidade faz com que o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba participe das principais decisões políticas do setor em âmbito nacional,estadual e local. A parceria com o poder público municipal,a participação na diretoria da Faemg, o acesso ao Governo Federal.
1º DIRETORIA DO SINDICATO
RURAL DE UBERABA - 18 DE MAIO DE 1968.
PRESIDENTE
DR. EDILSON LAMARTINE
MENDES
DIRETORIA SUPLENTE
DR. Rui Barbosa de Souza
Afrânio Machado Borges
Ângelo André Fernandes
Dr. Luiz Roberto Fortes
Furtado
Mardônio Prata dos Santos
Mário Cruvinel Borges
Joaquim Prata dos Santos
Domingos Alves Gomes
Laerte Rodrigues Borges
José Peres de Lima
Dr. José de Assis Batista
Dr. Silvio Roberto Santos
Prata
Domingos Dário Marino
CONSELHO FISCAL
Josias Ferreira Sobrinho
Saturninoleie Barbosa
Randolpho De Mello
Resende
Cássio Ulhôa Resende
José Jorge Penna Júnior
Amadeu Luiz da Costa
DELEGADOS REPRESENTANTES
Dr. Adherbal Castilho
Coelho
Dr. Arnaldo Rosa Prata
Dr. Randolfo Borges
Júnior
Hildo Totti
Sílvio de Castro Cunha
Dr. Noel de Souza Sampaio
Fonte: Sociedade Rural do Triângulo Mineiro