Colégio Cenecista Dr. José Ferreira - Década de 1970
Fundado em 1954 pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade. Com o esforço de pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento comunitário, o Colégio construiu seu prédio próprio e hoje já conta com plenas instalações.
Simples desde o início, hoje, no entanto, já se urbanizou e tem espaços qualificados para o atendimento de seus alunos, o que cria um ambiente confortável, no qual natureza, cultura, acolhida e atendimento se fazem indispensáveis.
Professores recebem os alunos à porta do Colégio. Dentro dele, espaços planejados e ambientes desenhados, como, por exemplo, os painéis e as plantas, integram o projeto paisagístico do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira e proporcionam momentos de cultura.
Informatizado, o Colégio apropriou-se, ainda, das novas tecnologias, além de contar com um corpo docente qualificado em regime de dedicação integral e exclusiva, que é o caso da maioria dos professores. O Colégio se envolve o tempo todo com seus alunos, busca novos modos de aprender e aprende com seus alunos ao ensinar.
A biblioteca possui vários ambientes para estudos coletivos, com atendimento dos professores, um acervo variado, ambientes de estudo individualizados e acesso à Internet. O Colégio destaca-se principalmente pela presença da educação musical, na qual se matriculam perto de 1300 alunos, desenvolvendo atividades de uma orquestra filarmônica mirim e uma orquestra filarmônica juvenil. Hoje, musicais e apresentações são vistos pelo Brasil inteiro, com grupos específicos, como o grupo de percussão, que no Colégio se desenvolveu.
Com um ambiente alegre, multicolorido e planejado para bem acolher as pessoas, o Colégio é um espaço de convivência plena, onde natureza, cultura, ser humano e espírito de fraternidade convivem.
O Colégio é hoje, sim, um ambiente de acolhida, de convivência, de troca de experiências. É um ambiente no qual as pessoas interagem, crescem, convivem e, sobretudo, aprendem a ser solidárias, fraternas e a buscar os ideais de justiça.
As Artes Plásticas, por exemplo, representam a complementação da formação não só cultural, mas também da formação espiritual, permitindo a expressão livre do espírito humano.
Suas atividades extramuros o definem como um colégio que forma cidadãos que, conhecendo os problemas da comunidade, passam a ser parte da solução desses problemas, através da participação efetiva de alunos, de professores e de pais de alunos.
Foto: Autoria desconhecida
Fonte – Colégio Cenecista Dr. José Ferreira
|