quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

A CIDADE PERDIDA: ANOTAÇÕES SOBRE O COTIDIANO – MEIO AMBIENTE, POLÍTICA E EDUCAÇÃO


A cidade perdida: anotações sobre o cotidiano – meio ambiente, política e educação



Renato Muniz Barretto de Carvalho é uberabense, escritor, professor universitário e incansável combatente a favor da preservação ecológica.


O livro apresenta um conjunto de artigos publicados no Jornal de Uberaba, cuja preocupação central é o meio-ambiente e as condições de vida da cidade. Nas palavras de Renato: “…O homem social, ser coletivo, dividido em classes sociais, ser possuidor de uma história uma geografia próprias (…) segmentos sociais, são e devem ser responsabilizados por suas ações e as consequências delas…” Além da questão ambiental, e não desvinculada dela, o autor também apresenta reflexões sobre a política, preservação e memória e a educação.


No texto “Uberaba e seus cursos d’água” o escritor afirma que: “…o processo de crescimento e expansão urbana de Uberaba ocasionou a ocupação de importantes mananciais cuja degradação pode comprometer gravemente a qualidade de vida de muitos uberabenses. A cidade tem uma localização privilegiada quanto aos recursos hídricos. (…) O caso dos córregos que nascem na cidade, ou que por ela passam, constituem, hoje, objeto de nossa preocupação. A situação de degradação de quase todos é preocupante. Considere-se o caso do córrego do Cachimbo, no Fabrício, próximo à rua Carlos Tasso R. da Cunha, do córrego Sucuri, das Toldas, Caçu, entre outros…” e conclui, dizendo: “…os problemas do meio ambiente e de saneamento são integrados, e envolvem toda a população.”


(Marise Diniz)