História
O Museu do Zebu Edílson Lamartine Mendes, pessoa jurídica de direito privado, tem como mantenedora a Associação Brasileira de Criadores de Zebu – ABCZ. A organização dessa instituição se iniciou em 19 de dezembro de 1983, através da assinatura de um convênio entre a ABCZ com as então, Faculdades Integradas de Uberaba – FIUBE, hoje Universidade de Uberaba – UNIUBE; Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba, hoje Faculdades Associadas de Uberaba – FAZU e a Fundação Cultural de Uberaba – FCU. Em 1984, durante a 50ª ExpoZebu, o Museu do Zebu foi aberto ao público no dia 2 de maio com o lançamento de sua primeira mostra. O nome escolhido para a instituição, “Edílson Lamartine Mendes”, foi uma maneira de homenagear esse importante criador e ex-presidente daquela que seria a antecessora da ABCZ – a antiga Sociedade Rural do Triangulo Mineiro.
Museu do Zebu |
Nos seus primeiros tempos de existência, o Museu do Zebu era apenas um departamento da ABCZ. Durante a década de 1990, na busca pela ampliação de sua atuação e o compromisso sócio educacional, passou a ser uma instituição com identidade própria tendo a ABCZ como mantedora. Ao longo dessa trajetória, o órgão tem buscado direções que privilegiem o conhecimento, a seleção, a pesquisa e a apresentação de mostras relacionadas a um universo de fontes que abranjam diferentes linguagens. Essas vão desde os bens culturais intangíveis e tangíveis ao mundo variado da história e das artes, como a música, o teatro, as danças típicas, as tradições locais, o artesanato, a culinária, e, diversos outros saberes. Além de fotografias, livros, diários, revistas, jornais, filmes históricos, gravações de depoimentos e uma vasta gama de peças e obras dotadas de singulares valores históricos e artísticos.
Foto da década de 1970 sobre a entrada da casa que abrigaria futuramente o Museu do Zebu em 1984. Foto: Acervo Muzeu do Zebu – Foto/Autoria desconhecida