sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

CINEMA INDEPENDENTE DOS EE.UU. O BALCONISTA


Cinema Independente dos EE.UU.


O BALCONISTA


Guido Bilharinho


O Balconista



O cinema dos Estados Unidos não é representado, como a maioria pensa e a mídia veicula, pelas grandes produções de efeitos especiais portentosos. Isso é produto comercial efêmero, descartável e degradável. Nada significa além do tilintar das caixas registradoras. Mas, em contrapartida, faz enorme mal ao conceito de civilização do país.

Contudo, sua existência e êxito meramente comercial decorrem, tanto lá como em toda parte, da receptividade da maioria da população, intelectualmente ingênua e culturalmente deficiente e despreparada. Essa maioria exige, consome e mantém essa produção, não sendo, pois, apenas problema do país produtor, mas, da sociedade humana de modo geral, em todos os quadrantes, caracterizada principalmente pela desinformação, comodismo mental, desinteresse e falta de curiosidade intelectual.

Para demonstrar que esse fenômeno anti-cultural e anti-artístico não é absoluto no país, está aí grande parte das realizações de seu cinema independente. Em tudo por tudo, antípoda daquela acima referida.

Entre tantos exemplos, cite-se o filme O Balconista (Clerks, EE. UU., 1994), de Kevin Smith (1970-), uma das obras marcantes do cinema contemporâneo. Não por inovações formais, que as não tem, limitando-se, nesse aspecto, a utilizar a câmera apenas com competência, o que não é pouco. Mas, pelo enfoque e tratamento temático.

A captação da realidade humana é das mais adequadas possível, revelando, crua, direta e consistentemente, o mundo social, mental e afetivo de certa juventude contemporânea estadunidense.

A franqueza das colocações, a inteligência, espontaneidade e clareza dos diálogos revelam núcleo social ao mesmo tempo peculiar e permanentemente geral. Naquele, seu estado atual comportamental em dada classe social e determinado local. Neste, o que há de fundamental na natureza humana. Aquilo que, conquanto as diferenças individuais, de classe, de local, de tempo e outras, constitui o cerne nodal da espécie, que o compõe e integra, dando-lhe forma e conteúdo.

É o ser humano a matéria do filme, que não se compraz em mostrar e revelar os protagonistas (o balconista da loja de conveniências, seu colega da vizinha locadora de vídeo e a atual namorada do primeiro), mas, na sua versatilidade e riqueza de criações comportamentais, desnuda diversos tipos de fregueses.

No que tange àqueles, todo seu perfil psicológico e emocional jaz exposto e se é evidente a simpatia do criador por suas criaturas, essa circunstância não impede, ao contrário, aprofunda o corte ontológico de seu modo de ser, descarnando seu invólucro protetor e as expondo tais quais são e como agem.

Já o mesmo não acontece em relação a alguns tipos de fregueses da loja, dos quais são ressaltados graves desvios comportamentais e toda fragilidade humana.


Além de tudo isso, da inteligência (já enfatizada) e da agilidade dialogal, ainda se destacam a fluência narrativa e a naturalidade em que se desenrolam os fatos, se estabelecem os relacionamentos e se armam os diálogos.

O Balconista é uma dessas obras de arte que até se lamenta ter conhecido, porque, ao se fazê-lo, perde-se o prazer de descobri-la, de fruí-la pari passu enquanto desconhecida e novidade, lembrando aquela personagem de Como Era Verde o Meu Vale (How Green is My Valley, EE.UU., 1941), de John Ford, que ao presentear menino acamado exemplar de A Ilha Do Tesouro, de Robert Louis Stevenson, afirma: “eu quase gostaria de estar no seu lugar se isso significasse ler esse livro pela primeira vez”.


(do livro Cinema Contemporâneo dos Estados Unidos, em preparo)




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Guido Bilharinho é advogado atuante em Uberaba, editor da revista internacional de poesia Dimensão de 1980 a 2000 e autor de livros de literatura (poesia, ficção e crítica literária), cinema (história e crítica), história do Brasil e regional.